Sobre    Contato

A lista mágica da barriga de porco

0
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Gurjão de Bacon, vai?

Por Pedro Landim

Ensina a tradição das festas portuguesas rurais que do porco só não se aproveitam as unhas. É como disse o Tim Maia: vale o que vier. Dos pés ao lombo é só alegria. E a barriga, como vai? Muito bem, obrigado por tanto riso. Porque quando ela chega a gente salta, dá soco no ar e faz dancinha, imaginando o estádio cheio após marcar um gol.

Escalamos o time do meio para frente, com cinco barrigas majestosas de botequim que você precisa anotar na agenda e traçar uma por uma.

Começando pelo Bar da Frente, que aprontou das suas e empanou de leve na farinha a barriga de porco fresca e cortada em tiras. Ao sair da fritadeira causando gemidos de prazer, a bonita ganhou logo o apelido definitivo: gurjão de bacon.

Barriga desfiada, mostarda e mel no Cachambeer

E o pastel também não escapou lá pelas bandas do Cachambi. Toda vez que o Cachambeer lança um novo sabor, a gente sabe que a terra treme. E dessa vez quem está por dentro da massa é a barriga de porco, assada e desfiada com mel, mostarda e cebola roxa. Não é por acaso que o Toninho, do Bar do Momo, o citou como o melhor pastel em seu Perfil do Consumidor aqui no Alma.

Pensou em torresmo? Falou Bode Cheiroso, um pé-sujo com denominação de origem controlada. A maravilha está no balcão, para apoiar o cotovelo, pedir uma ampola gelada e apontar com o dedo as tiras sagradas e crocantes do Deus Porco.

Torresmo do Bode em foto de Gabriel da Muda

Quem também embarcou na onda gostosa (e faz tudo muito gostoso) foi o Art Chopp, que mandou vir de Juiz de Fora, da fazenda do Seu Humberto, a barriga que se oferece macia e saborosa, esperando aquela espremida de limão para brilhar na Taquara.

Barriga do Seu Humberto no Art Chopp

E chegamos ao amado Galeto Sat’s, que homenageia seu dono, uma das mais queridas figuras da boemia carioca, com a singela Barriga do Serjão. O petisco já concorreu no Comida di Buteco e é danado de bom: barriga marinada em ervas, minicebola caramelizada e alho em conserva.

O porco tem brilho próprio no menu do Sat’s

Tudo por amor.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhar:

About Author

Leave A Reply

2 + um =