
O pernil do Bode Cheiroso é uma obra de arte
O Bode Cheiroso é uma instituição do Rio de Janeiro. Não só por ser um bar com nome de bar e com alma de bar, mas por sua história quase centenária no bairro do Maracanã. Fundado no fim da década de 40, serviu, inclusive, como parada obrigatória para os operários que construíram o Maior do Mundo.

Batidas também fazem a fama do bar pertinho do Maraca
Só isso já faria dele um clássico. Mas há outros quesitos que fazem do Bode Cheiroso, oficialmente desconhecido por Bar Macaense, uma espécie de Fla-Flu dos botequins. A começar pelo balcão sortido onde se encontra de tudo: desde a sardinha frita na hora ao jiló, moela, ovo colorido, alho temperado, torresmo, pastel, empada, batata calabresa, azeitona temperada e um pernil sem igual. Uma seleção brasileira de tira-gostos.

O Brasil na mesa, em panelas de quem conhece o bordado
As refeições, que atendem dos executivos da Petrobras aos alunos e professores dos vizinhos CEFET, Pedro II e Colégio Militar, têm na rabada das quartas, feijoada das sextas e no pernil nosso de todo dia (sempre ele) alguns dos destaques.

A bandeira azul e branca do templo tijucano
As caipirinhas são um caso à parte no bar comandado pelos irmãos vascaínos Leonardo Lelê, Emanuella e Elaine Braga, bem como as batidas que só existem no Bode Cheiroso, como Água de Morcego e Chá de Macaco, as preferidas do historiador Luiz Antônio Simas, um dos mais profundos conhecedores daquilo que se entende por alma de bar.
Bode Cheiroso. Rua General Canabarro 218, Maracanã. Tel.: (21) 2568-9511. Segunda, das 8h às 15. Terça a sexta, das 8h à 0h. Sábado, das 8h às 20h. Aceita todos os cartões de crédito e débito, e os de alimentação. FB: Bode Cheiroso. Insta: @bardobodecheiroso.