Sobre    Contato

O Batizado

0
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O mestre das palavras doces como o som da flauta

Por Toninho Nascimento – Compositor e estoriador

Euclides Souza Lima, ou apenas Euclides, filho de tecelões, levava uma vida modesta em Miraí, cidadezinha que inspirou o seu mais ilustre terruá, Ataulfo Alves, a cinzelar na poesia um dos versos mais ternos e populares do nosso cancioneiro : “Eu era feliz e não sabia”.

Euclides e a bela Fernanda, filha do dono da Fábrica de Tecidos de Miraí, base da economia da região, se enrabicharam e nasceu o Rodrigo. Porém, Euclides tinha projetos que iam além do relevo montanhoso da pacata Miraí. Amealhou uma certa quantia e migrou para o Rio, pensando em seguir o mesmo caminho trilhado pelo seu famoso conterrâneo. Só que Euclides não era Ataulfo…

Passado algum tempo, o sonho do miraiense anônimo sucumbiu ante os vários obstáculos que encontrou para se tornar um compositor com trânsito entre os/as intérpretes cariocas. Guardou os seus sambas, arrumou as trouxas e, com o dinheiro que restava, comprou a passagem de volta.

Antes de ir para a Rodoviária, sentou desolado – com os cotovelos apoiados nas coxas, e o queixo, nas mãos espalmadas, tendo a mala surrada encostada na perna – em um banco perto do atual Edifício Menezes Cortes. Sabe-se lá por que, alguém parou em sua frente. Euclides levantou os olhos.

Era Pixinguinha, que lhe perguntou, com sua voz doce, como os sons de sua flauta, o que o deixava tão abatido. Euclides contou a sua Odisséia. Pixinguinha o incentivou a ficar. Deu-lhe dinheiro para o hotel e a alimentação, e dias depois conseguiu que a FEEMA o empregasse como fiscal do meio-ambiente.

Instalado em uma Quitinete, que dividia com um amigo, na rua Souza Lima, em Copacabana, Euclides entrou na justiça requerendo a guarda do Rodrigo, alegando que a Fernanda, por ser hippie e gostar de pitar um baseado, não tinha condições para criar o menino.

Há de se considerar que este argumento, de caráter preconceituoso, seria juridicamente discutível, mas eram outros tempos, ainda mais patriarcais que os de hoje, e o juiz responsável pelo caso deu a sentença favorável ao requerente, que cortou um dobrado pra cuidar do filho, já que trabalhava o dia inteiro, não tinha uma estrutura familiar e nem ganhava o suficiente para pagar uma creche, por exemplo.

Nossa Senhora da Paz

Num gesto de gratidão, Euclides convidou Pixinguinha pra ser padrinho do Rodrigo, mas o genial compositor subiu aos céus, dentro da Igreja Nossa Senhora da Paz, no meio da sacra cerimônia, enquanto lá fora a dionisíaca Banda de Ipanema botava pra quebrar pelas ruas do bairro.

A folhinha marcava 17 de fevereiro de 1973. O destino do Rodrigo teve o seu desdobramento em Bangu, onde o seu corpo adolescente foi encontrado dentro de um carrinho de mão, justiçado devido a inadimplência com os traficantes.

Quanto ao Euclides, foi corroído pelo banzo, exilado num boteco que havia comprado em Nilópolis, a léguas de Miraí…

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhar:

About Author

Leave A Reply

catorze + 19 =